O que é Tendinite ?
Tendinite significa inflamação do tendão; esta inflamação pode acontecer por diversos motivos e acomete, frequentemente, a área em torno dos ombros, cotovelos, punhos joelhos e tornozelos.
Quais são as causas?
A principal causa da tendinite é a lesão por esforço repetitivo, também chamada de LER ou a doença osteomuscular relacionada ao trabalho, a chamada DORT.
Ela acontece quando a pessoa usa muito uma determinada parte do corpo, como os braços, que servem para escrever à mão e digitar. Quando a pessoa realiza essas atividades em posições incorretas, não faz alongamentos para esticar os tendões e também não faz pausas, pode acabar desenvolvendo uma tendinite.
Atividades físicas em excesso também podem aumentar a chance de desenvolver tendinite.
Alterações metabólicas, como excesso de açúcar no sangue, podem levar a um fenômeno chamado de glicação que, literalmente, “carameliza” o tendão, predispondo a tendinite e a calcificações intratendíneas.
A incidência de tendinite também é aumentadas em pacientes portadores de doenças autoimunes, pois o organismo pode enxergar os tendões como uma ameaça e atacá-los com auto-anticorpos.
Além do mais, idosos também sofrem bastante com essa doença, visto que com o passar do tempo existe uma degradação do colágeno dos tendões, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a esta doença.
Quais os principais sintomas?
O principal sintoma dessa doença é a dor na região inflamada. Além da dor, pode acontecer:
- Irradiação da dor para outras partes do corpo;
- Piora da dor ao movimentar o local;
- Dificuldade para realizar alguns movimentos;
- Espasmos e contrações musculares;
- Perda de força;
- Inchaço, sensação de calor e vermelhidão na região afetada;
- Limitação da mobilidade na área afetada.
Quais exames podem auxiliar no diagnóstico?
Os exames complementares que mais auxiliam no diagnóstico e estadiamento da tendinite são a ultrassonografia e a ressonância magnética. A ultrassonografia pode ser realizada no próprio consultório e tem um custo mais baixo; além disso, durante o exame ultrassonográfico, é possível realizar manobras dinâmicas que podem acrescentar informações diagnósticas.
Tratamento
O tratamento da tendinite envolve alterações no estilo de vida (dieta equilibrada, adequação de postura, adequação de atividade física, sono reparador), bem como uso de medicamentos, fisioterapia e procedimentos minimamente invasivos.
Destaque especial deve ser dado para REPOUSO ….. A área acometida pela lesão deve descansar, isso significa que é preciso dar uma pausa nas atividades que levaram a essa inflamação para que o tratamento seja completamente eficaz. Entretanto, caso isso não seja possível, a imobilização da área com bandagem, tala ou cinta, pode ajudar a diminuir a movimentação da musculatura e dos tendões e, consequentemente, reduzir o impacto.
Dentre os procedimentos que podem ser realizados, gostaria de destacar os seguintes:
- Mesoterapia;
- Proloterapia;
- Ortobiológicos;
- Terapia por ondas de choque;
- Laser de alta intensidade.